A maioria das pessoas fala que não gosta de política. A imagem negativa da política está associada a imagem dos políticos como classe. São vistos como pessoas que não cumprem suas promessas, acusados de desvios de verba para seu próprio interesse, esquecendo do desejo do povo. De fato, casos de corrupção política não são raros. As pessoas se afastam do sistema político e não sabem claramente a função de cada cargo, como senadores, deputados e vereadores. E acabam votando em qualquer candidato por obrigação.
O projeto Ficha Limpa, que torna inelegíveis os candidatos condenados pela Justiça ou que respondem a processos, é um fio de esperança sobre a moralização da classe política. Acredito que o projeto é uma vitória, porque é de iniciativa popular. Esse trabalho de moralização da classe política iniciou-se com a Lei de Resposabilidade Fiscal, criada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A lei tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionando à capacidade de arrecadação de tributos. A medida foi implantada devido ao costume na política brasileira de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. Com a lei, as contas públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas levam o Executivo a investigação, podendo resultar em multas ou mesmo na proibição de disputar novas eleições. Essa lei provocou uma mudança na maneira como é conduzida a gestão financeira de um governo. Tornou-se preciso saber planejar o que será executado e controlar os custos.
Política é uma ciência. Alguns dizem que é uma arte. Na verdade, é o único caminho de transformação social. Política com “P” maiúsculo é a forma que você tem de construir uma sociedade mais justa, uma sociedade mais solidária. A atividade política só se justifica se as ações dos políticos forem dirigidas para o bem público, que deve sempre ser buscado com prudência e coragem. Política é fundamental para o dia a dia de todos. Na sua capacidade de definir instituições e tomar decisões estratégicas na vida das nações, o político tem influência sobre a vida das pessoas, maior do que a de qualquer outra profissão. Por isso, o político tem que entender que é mensageiro da vontade do povo e não deve agir de acordo com sua cabeça.
Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem consequências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Não podemos acreditar que política é simplesmente o ato de votar. Apesar de ser um ato importantíssimo para o nosso futuro. A política está presente cotidianamente em nossas vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista, na luta dos negros discriminados, na luta dos deficientes por espaço na sociedade. Somos responsáveis politicamente pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos. Pode ser que amanhã eu não seja mais candidato, mas eu não vou me sentir aposentado do processo político. Não dá para parar de ser cidadão.
Acessem mais em meus links:
Site Oficial: http://www.williamdib.com.br/
Blog: http://www.blogdodib.com.br/
Twitter: http://twitter.com/drdib
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5893593205328077802
Facebook: http://pt-br.facebook.com/people/William-Dib/100000229672907
Abraços
William Dib
Nenhum comentário:
Postar um comentário